Setembro Amarelo: Hospital de Cirurgia realiza ação de prevenção do suicídio com pacientes oncológicos

14 de setembro de 2021

Na manhã desta segunda-feira, 13, a equipe multidisciplinar do Ambulatório de Oncologia do Hospital de Cirurgia promoveu uma ação de conscientização sobre prevenção do suicídio com os pacientes em tratamento quimioterápico. A iniciativa compõe o cronograma de atividades do “Setembro Amarelo”, campanha organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Doenças clínicas crônicas debilitantes, como o câncer, são um dos principais fatores de que podem levar uma pessoa a tirar a própria vida. Por esse motivo, essa ação foi realizada especialmente com os pacientes oncológicos do Hospital, como explica a psicóloga Jucycleia Souza.

“Os pacientes com doença crônica, como os que estão em tratamento oncológico, fazem parte do grupo de risco e verbalizam com muita frequência essa ideação. Então é importante que eles tenham essa consciência de que é possível buscar ajuda e suporte e de que eles podem encontrar esse caminho durante o tratamento”, considera a psicóloga.

Na ocasião, os pacientes foram acolhidos com um momento de orientação sobre saúde mental e conscientização sobre o “Setembro Amarelo”, música e distribuição de bilhetes com palavras de apoio e de chocolates.

Ainda de acordo com Jucycleia, o objetivo principal foi orientar os pacientes sobre de que forma é possível prevenir o suicídio. “Esse é um tema cheio de tabus, mas que, trabalhando essa conscientização, mostramos como é possível identificar, saber como agir, como ajudar ou buscar ajuda”, afirma.

Para a paciente Mauice Góis, que presenciou a ação, iniciativas como essa são fundamentais para o dia a dia de tratamento de pacientes oncológicos. “Foi maravilhoso. Eu tenho certeza que levantou o astral de muita gente. Para mim foi uma benção. Deixou um recado muito interessante para mim e eu tenho certeza que para outras pessoas também”, considera.

Além disso, a paciente demonstrou imensa gratidão à toda a equipe do Ambulatório de Oncologia do Hospital de Cirurgia. “Foi muito importante para cada um de nós, pacientes oncológicos. Aqui é um lugar onde somos muito bem tratados por uma equipe maravilhosa. Só tenho a agradecer por cada momento que passo ao lado dessas meninas, porque cada uma delas só traz amor para a gente, com seu jeito, com seu cuidado, com seu amor. O tratamento é fundamental, mas esse acolhimento faz diferença”, afirma a paciente.

Centro de Valorização da Vida

Ao final da ação, foi divulgado o número do Centro de Valorização da Vida (CVV), organização composta por voluntários preparados para realizar apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo gratuitamente todas as pessoas desejem conversar. O serviço é gratuito e funciona durante 24h todos os dias. O contato, que é sigiloso, pode ser feito pelo número de telefone 188 ou por e-mail e chat através do site https://www.cvv.org.br/.

Postado em Novidades, Saúde