98 anos do Hospital de Cirurgia é marcado por celebrações religiosas, homenagens e inaugurações

18 de junho de 2024

Ao longo do mês de maio, o Hospital de Cirurgia – instituição filantrópica referência em atendimento de média e alta complexidade – promoveu uma série de eventos para comemorar o aniversário de 98 anos: missa, culto evangélico e uma solenidade de grandes inaugurações de setores e homenagens a parceiros.

Através da iniciativa e liderança do médico Augusto Leite, o Cirurgia foi fundado no dia 2 de maio de 1926 com o objetivo de oferecer ao corpo médico e à sociedade sergipana um hospital cirúrgico, tendo o pioneirismo, a ciência e o amor como marcas fortes da instituição.

Em quase 100 anos de história, o HC se transformou num complexo hospitalar, sendo referência para o Sistema Único de Saúde (SUS) em várias especialidades de alta complexidade, como Ortopedia, Oncologia, Vascular, Cardiologia e Urologia.

Missa e homenagens
As comemorações do aniversário do Cirurgia começaram no dia 2 de maio com uma Missa em Ação de Graças, que reuniu centenas de colaboradores e autoridades no pátio do hospital e foi celebrada pelo padre Marcelo Conceição, pároco da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e concelebrada pelo padre Givanildo Paes Santos, capelão da Saúde em Sergipe.

Ainda no dia 2, foi iniciada homenagens aos colaboradores mais antigos de todos os setores assistenciais e administrativos do hospital, que integram a instituição há mais de 10 anos. Um tributo aos principais responsáveis pelo funcionamento diário da unidade hospitalar que presta atendimento de excelência aos pacientes assistidos pelo SUS.

Culto e Semana da Enfermagem
Dando continuidade às celebrações aos 98 anos, no dia 21 de maio, o Cirurgia realizou um culto evangélico que foi ministrado pelo pastor Gilton Aquino da Igreja Batista em Orlando Dantas – ex-paciente Covid-19 da unidade hospitalar. Na ocasião, ocorreram também mais homenagens a colaboradores da instituição hospitalar.

Além do aniversário, o mês foi marcado no Cirurgia pela Semana da Enfermagem, que teve como objetivo comemorar o Dia da Enfermagem, 12 de maio, e o Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, 20 de maio. A ação contou com massagem relaxante, corte e escova de cabelo, maquiagem e coffee break.

Ação no Ambulatório
O HC também realizou comemoração alusiva aos 98 anos no Ambulatório de Consultas junto aos colaboradores. Tratou-se de um momento de confraternização e agradecimentos aos profissionais, que, diariamente, atendem centenas de pacientes assistidos pelo SUS.

Inaugurações
O ponto alto das celebrações dos 98 anos ocorreu no dia 24 de maio. O Cirurgia promoveu uma solenidade de homenagens a parceiros e funcionários, e de grandes inaugurações de novos setores do hospital: nova Unidade Cardiovascular Avançada, novas salas do Centro Cirúrgico Geral e Central de Material e Esterilização (CME).

“Com imensa alegria e orgulho, celebramos os 98 anos de história do nosso Cirurgia e as inaugurações de três novos espaços importantes para o nosso HC.
Há quase seis anos, quando iniciamos a reestruturação do hospital, através da Intervenção Judicial, sonhamos com a entrega dessas obras e com todas as outras que já foram concluídas. Conquistamos isso tudo graças ao apoio de todos vocês, colaboradores e parceiros que estão hoje nesta solenidade”, declarou a interventora judicial do HC, a enfermeira Márcia Guimarães.

A interventora destaca que, mais do que inauguração, a solenidade do dia 24 foi uma celebração ao avanço na qualidade do atendimento e na capacidade de oferecer cuidados de saúde com excelência aos sergipanos. “Cada reforma, cada nova unidade, cada equipamento adquirido representa um passo a mais na nossa missão de prestar o melhor, mais eficaz e mais científico atendimento em saúde a todos que nos procuram”, reforça.