NOSSA HISTÓRIA
O Hospital de Cirurgia foi fundado no dia 2 de maio de 1926, sendo considerado até hoje uma das principais instituições filantrópicas do Estado.
Composto por mais de 200 leitos, a instituição hospitalar é referência em alta e média complexidade, em cirurgias cardiovasculares, traumatologia e ortopedia, vascular, neurocirurgia e oncologia.
Para conhecer melhor toda a história do Hospital de Cirurgia, confira ao lado o vídeo institucional.
NOSSO FUNDADOR - Dr. Augusto Leite
No dia 30 de julho de 1886, no município sergipano de Riachuelo, nascia Augusto César Leite. Em 1909, ele se formava pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Foi ali que se iniciou o legado de um dos mais importantes nomes da medicina sergipana.
Ao retornar a Sergipe, Dr. Augusto Leite iniciou sua carreira nas cidades de Capela e Maruim, e mais tarde passou a trabalhar com Clínica Médica na capital.
Em 1913, buscou aperfeiçoar seus conhecimentos cirúrgicos na Europa, retornando a Aracaju no ano seguinte. A partir daí, iniciou a prática de cirurgia geral no Hospital Santa Isabel, e no mesmo ano realizou a primeira grande cirurgia de Sergipe: um fibromioma uterino.
Em 1926, Augusto Leite concretizou sua maior contribuição para a saúde pública do estado: em maio daquele ano, fundou o Hospital de Cirurgia.
Augusto César Leite casou-se com Amélia Cruz Leite, com quem teve 7 filhos, e faleceu em Aracaju, em 09 de fevereiro de 1978, aos 91 anos. Suas contribuições para a sociedade sergipana repercutem até hoje.