top of page

COM FOCO NO CUIDADO QUALIFICADO, HOSPITAL DE CIRURGIA REALIZA III SIMPÓSIO DA QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE



Com o auditório repleto de profissionais e convidados, o Hospital de Cirurgia (HC) realizou, no dia 17 de outubro, o III Simpósio da Qualidade e Segurança do Paciente. O evento, que ocorreu no Museu da Gente Sergipana, teve como tema “Governança Clínica: o Pilar Fundamental do Cuidado Eficiente” e contou com palestras e mesas redondas conduzidas por especialistas.


O simpósio foi uma iniciativa conjunta do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), do Escritório da Qualidade e da Governança Clínica, setores que desempenham papéis importantes na qualificação da assistência oferecida pelo HC. A capacitação contínua e a eficiência no cuidado aos pacientes foram o foco central do evento.


Capacitação e engajamento

O enfermeiro Tailson Gois, gerente do NSP, destacou a importância do engajamento dos profissionais na busca pela excelência. “Um dos pilares da qualidade e segurança do paciente no Hospital de Cirurgia é o envolvimento de sua equipe. A participação dos colaboradores neste evento é fundamental, pois proporciona uma valiosa troca de conhecimentos e amplia o networking entre profissionais e palestrantes de diferentes áreas,” afirmou.


Abertura do evento

A abertura oficial foi conduzida pela enfermeira Juliana Cabral, coordenadora de internamento do HC. Ela enfatizou a relevância da capacitação contínua para garantir um atendimento de qualidade.


“É uma grande abrir este Simpósio por alguns motivos. Estou há 14 anos no hospital e, seis anos atrás, fui convidada ao desafio de criar o Núcleo de Segurança do Paciente, com o intuito de promover um cuidado cada vez mais eficiente e seguro aos pacientes”, disse Juliana Cabral.


Palestras e mesas

A primeira palestra do dia foi ministrada por Fernanda Gallotti, gerente de Governança Clínica da Rede Primavera, que abordou o tema “Comunicação como elo nas Instituições de Saúde”.


Em seguida, a enfermeira Elizayne Santos, gerente do Escritório de Qualidade do HC, mediou uma mesa redonda com a temática “Aprimorando a gestão, a qualidade e a segurança do paciente: relato de experiência”. A discussão contou com a participação de Luana Luiza de Oliveira, coordenadora do Bloco Cirúrgico do HC, e Cleverton de Jesus, gerente de Enfermagem do hospital.


A palestra da Dra. Cássia Ferreira, chefe de Governança Clínica do HC, trouxe à tona para o público presente estratégias para estruturar e qualificar o serviço na busca pela excelência do atendimento”.


Encerramento

O simpósio foi encerrado com uma mesa redonda sobre “Segurança do Paciente nos Diagnósticos Médicos: o engajamento do corpo clínico na estruturação dos processos assistenciais”. A discussão foi mediada por Dra. Cássia Ferreira e contou com a participação de profissionais de destaque, como o Dr. Luiz Flávio Prado, chefe do Serviço de Cardiologia do Cirurgia, Dr. Roberto Cardoso, chefe do Serviço de Cirurgia Cardíaca do HC, e Dr. Ricardo Leite, gerente do Cuidado Intensivo da Rede Primavera.


Coordenadora de Internamento, Juliana Cabral enfatizou o impacto do simpósio. “Gostaria de agradecer aos palestrantes, que compartilhando os seus conhecimentos e experiências trabalharam para tornar esse evento possível. Tenho certeza que foi produtivo e que saímos dele não apenas com novas ideias, mas com compromisso renovado com a segurança e a qualidade do cuidado em nossas práticas diárias”, disse.

Comments


bottom of page