top of page

HOSPITAL DE CIRURGIA REFORÇA COMPROMISSO COM A SAÚDE NO OUTUBRO ROSA



Referência em Oncologia, o Hospital de Cirurgia (HC) promoveu o DIA D da campanha Outubro Rosa 2024, neste último sábado, 19. O evento, voltado para a prevenção do câncer de mama e colo do útero, foi mais uma vez um sucesso, reafirmando o compromisso da instituição com a saúde.

O Dia D ocorreu na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Cirurgia e ofereceu às colaboradoras do hospital, a partir dos 40 anos: consultas, exames e atividades de lazer – café da manhã, sorteio de prêmios, corte e escovação de cabelo, massagem, auriculoterapia, entre outras atividades. Houve também palestra com a oncologista Dra. Karolina Cayres.

“Realizamos todos os anos essa ação do Outubro Rosa, que tem como foco a prevenção do câncer de mama, com as funcionárias do Hospital de Cirurgia, onde disponibilizamos exame de mamografia, ultrassom mamária, além de exame ginecológico e consulta com ginecologista. Nós conscientizamos essas mulheres a fazer os seus exames anualmente e a se cuidarem”, reforça a gerente da Unacon do HC, a enfermeira Layane Siqueira.

Mulheres beneficiadas

Recepcionista do Cirurgia, Solange Franca foi uma das funcionárias beneficiadas com a ação. “Nós temos que nos cuidar mesmo. É um exame que tem que ser feito todo o ano. Eu faço todo ano tanto a mama como o preventivo”, afirma.

A ginecologista e cirurgiã oncológica Lícia Violeta, responsável pelas consultas das participantes durante a ação, explica o processo de rastreamento: “As mulheres fazem a mamografia e, havendo alguma alteração, faz ultrassom da mama. Elas fazem também a prevenção do câncer do colo de útero, com os exames de colposcopia e a citologia oncótica, que é mais conhecido como exame do Papanicolau”, explica.

Mutirão de reconstrução

No último sábado, o Hospital de Cirurgia fez também um mutirão de reconstrução de mama no Centro Cirúrgico Geral, que beneficiou quatro mulheres que realizaram mastectomia e aguardavam a colocação de prótese nos seios. O procedimento promove a simetrização das mamas e desempenha papel emocional significativo ao resgatar a autoestima da paciente.

“Hoje, em torno de 70% das reconstruções mamárias são feitas de maneira imediata. É quando a paciente tem o câncer de mama, faz a mastectomia e é feita a reconstrução naquele momento. Mas, em alguns casos, isso não é possível devido ao tipo de tumor, pelo perfil da paciente. Então, ela fica sem a mama, e, depois de algum tempo, fazemos essa reconstrução”, esclarece o cirurgião plástico Bruno Cintra, que liderou os procedimentos.

A administradora de empresas Ana Carla Dias, 43 anos, foi uma das quatro pacientes operadas no mutirão. Ela descobriu que tinha câncer de mama em 2019 e retirou a mama direita aos 38 anos. “O importante é ter a nossa recuperação, não só o corpo, mas também a autoestima. É muito importante”, diz.

Ana Carla Dias aproveitou o momento para deixar um recado para as mulheres se prevenirem. “A gente sabe que o câncer não é fácil, não é fácil descobrir, mas você não pode desistir. Existe vida após o câncer. Por isso, faça a sua mamografia, o seu check-up, se toque, se ame”, afirma.

Mais beneficiadas

O Outubro Rosa 2024 do Hospital de Cirurgia, além das funcionárias e pacientes oncológicas, está beneficiando colaboradoras da Associação dos Amigos da Oncologia (AMO), Instituto Mariana Moura, Externato São Francisco de Assis, Oratório de Bebé, Casa Maternal Amélia Leite e Legião Feminina de Combate ao Câncer (LFCC). Mulheres a partir dos 40 anos foram convidadas a fazer exames e consultas de forma gratuita.

Comentarios


bottom of page