O HOSPITAL
Fundado em 2 de maio de 1926 por um grupo de médicos liderados pelo ilustre Dr. Augusto Leite, o Hospital de Cirurgia (HC) nasceu com a finalidade de oferecer um centro de atendimento de saúde moderno, científico e qualificado à população sergipana.
Atua com serviços de referência para o Sistema Único de Saúde em atendimentos ambulatoriais e procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade para todo o Estado de Sergipe, sendo referência na área cardíaca, vascular, neurocirurgia e oncologia.
É mantido pela Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia (FBHC) e é o maior prestador de serviços ao SUS no Estado de Sergipe.
A FBHC
A Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia (FBHC) é organizada através dos Conselhos Deliberativo, Curador e Fiscal – compostos por sócios que, em Assembleia Geral, definem os membros dos Conselhos da Fundação e da Mesa Diretora do Hospital de Cirurgia, que administra o hospital e define o seu planejamento estratégico e direcionamentos.
Seu corpo deliberativo é composto por indivíduos da sociedade sergipana que, voluntariamente e sem nenhum tipo de remuneração, dedicam seu tempo a preservar a missão da FBHC.
Em novembro de 2018, a Justiça Sergipana, acatando pedido do Ministério Público Estadual em Ação Civil Pública, decretou Intervenção Judicial na Fundação de Beneficência.
Desde então, a FBHC é gerida pela interventora judicial, a enfermeira Márcia Guimarães, detentora de todos os poderes inerentes à administração da Fundação do HC.